Um jornalista britânico que estava a cobrir a guerra russo-ucraniana para a Fox News foi ferido esta segunda-feira perto de Kiev, adiantou o canal de televisão norte-americano, sem especificar a gravidade dos ferimentos.
“Hoje cedo o nosso correspondente Benjamin Hall foi ferido enquanto recolhia informações fora de Kiev”, indicou a Fox News em comunicado.
De acordo com o canal conservador da Fox Corporation, o repórter foi hospitalizado e ainda estavam a ser reunidas mais informações.
“Temos detalhes limitados neste momento, mas o Ben foi hospitalizado e as nossas equipas estão a tentar reunir informações adicionais à medida que a situação evolui rapidamente”, atentou.
“Este é um lembrete complicado para todos os jornalistas que arriscam as suas vidas todos os dias para informar a partir de uma zona de guerra”, acrescentou.
Benjamin Hall cobre o Departamento de Estado dos Estados Unidos.
A Associação de Correspondentes do Departamento de Estado disse estar “horrorizada” com o anúncio, citando o “calor, bom humor e profissionalismo absoluto” de Benjamin Hall.
A procuradora-geral ucraniana, Irina Venediktova, anunciou anteriormente na sua página no Facebook que um jornalista britânico ferido nas pernas por estilhaços havia sido hospitalizado em terapia intensiva.
Irina Venediktova também havia publicado uma fotografia da credencial oficial de imprensa de Benjamin Hall, escondendo o nome e a parte da cara do jornalista.
No domingo, um jornalista norte-americano foi morto e outro ferido por balas em Irpin, nos subúrbios do noroeste de Kiev, palco de intensos conflitos por vários dias.