A jornalista da Radio Free Europe/Radio Liberty, Vira Hyrych, morreu no ataque das forças russas em Kiev, esta quinta-feira, informou uma fonte do Parlamento ucraniano, Mykola Kniazhytsky. O balanço de vítimas mortais do ataque à capital ucraniana sobre assim para dois. Há ainda uma dezenas de feridos. Os trabalhos de resgate continuam, as autoridades procuram vítimas entre os escombros.
“A jornalista Vira Hyrych morreu nos ataques em Kiev. Vira e eu conhecíamo-nos há muito tempo. Ela trabalhou durante algum tempo no canal de TV Espress. Horrível”, escreveu Kniazhytsky no Facebook esta sexta-feira.
A morte de Vira Hyrych também foi noticiada no Facebook pelo jornalista da Radio Liberty, Oleksandr Demchenko.
“Vira já não está entre nós. Um míssil russo de alta precisão atingiu a sua casa. O corpo de vira foi encontrado esta manhã”, disse Demchenko.
A rádio em que Vira Hyrych trabalhava confirmou a morte da jornalista, pouco depois do autarca de Kiev, Vitaliy Klitschko, anunciar que o corpo de uma pessoa tinha sido encontrado nos escombros de um prédio residencial que foi atingido no ataque das forças russas.
A Rússia confirmou esta sexta-feira ter feito um ataque com armas “de alta precisão” contra Kiev esta quinta-feira, durante a visita do secretário-geral da ONU, António Guterres. Há cerca de duas semanas que não eram ouvidos bombardeamentos nesta região.
SAIBA MAIS
- Ataque a Kiev durante visita de Guterres: “É uma boa lição para ver se compreendem com quem é que estão a lidar”
- Tentativa de retirada de civis da fábrica de Azovstal programada para esta sexta-feira
- Guterres admite em encontro com Zelensky que ONU “falhou” na Ucrânia
- O apelo veio diretamente de Bucha e Portugal respondeu: 100 toneladas de bens estão a caminho da Ucrânia