Num balanço aos três meses de guerra na Ucrânia, José Milhazes disse que a Rússia não conseguirá vencer a guerra, mesmo que seja capaz de ocupar todo o território ucraniano.
“Mesmo se conseguir isso militarmente, a Rússia não vai vencer porque não vai ter capacidade de reconstruir a Ucrânia e não vai ter capacidade de esmagar a oposição ucraniana à Rússia”, defendeu.
O comentador da SIC considera que a guerra vai “sair cara à Rússia” com consequências “inimagináveis”, que podem até levar à desintegração do país.
Milhazes referiu o discurso proferido por Zelensky esta terça-feira como “o principal balanço que se pode fazer da invasão russa”.
“Zelensky disse uma coisa interessante: esperavam fazer tudo em três dias e, três meses depois, continuam a resistir”, apontou.
A guerra na Ucrânia começou a 24 de fevereiro. Até agora, quase 4 mil civis morreram, segundo o balanço oficial da ONU, que reconhece, no entanto, que o número pode ser muito superior. O conflito levou mais de 6 milhões de pessoas a fugir do país e há muitas cidades completamente destruídas.