Guerra Rússia-Ucrânia

Kamala Harris desloca-se hoje à Polónia para discutir apoio militar à Ucrânia

Em pleno imbróglio entre Washington e Varsóvia sobre os aviões de combate MIG.

Kamala Harris desloca-se hoje à Polónia para discutir apoio militar à Ucrânia

A vice-Presidente norte-americana, Kamala Harris, desloca-se esta quarta-feira à Polónia, onde vai discutir a forma de “assistência militar” à Ucrânia, disse a Casa Branca, em pleno imbróglio entre Washington e Varsóvia sobre os aviões de combate MIG.

A viagem estava marcada antes de a Polónia ter proposto, na terça-feira, a cedência dos aviões de combate MIG-29 aos Estados Unidos, para que depois sejam enviados para a Ucrânia como parte das medidas de apoio militar a Kiev. 

A Polónia, a Bulgária e a Eslováquia são os três únicos países da NATO que têm aviões MIG (fabrico russo). 

Kamala Harris vai encontrar-se com o chefe de Estado polaco, Andrzej Duda, e com o primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, indicaram responsáveis da Administração norte-americana à France Presse que pediram para não serem identificados.  

Questionada pela France Presse sobre a questão dos aviões de combate, uma responsável da Casa Branca não quis abordar diretamente o assunto.

“Já temos discutido com os polacos as melhores maneiras de fornecimento de assistência militar à Ucrânia e o diálogo sobre o assunto vai continuar”, disse a mesma fonte.

Na terça-feira, um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Varsóvia manifestava disponibilidade para ceder os caças MIG-29 que se encontram na base aérea de Ramstein, na Alemanha, colocando os aparelhos à disposição dos Estados Unidos para que Washington os possa colocar à disposição da Ucrânia.

A proposta, acolhida com surpresa, foi recusada pelos Estados Unidos.

“Pensamos que a proposta da Polónia não é viável”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, acrescentando que os termos da oferta podem causar “sérias preocupações” no quadro da Aliança Atlântica.   

Os Estados Unidos já mostraram preocupação sobre os riscos de um confronto entre a Aliança Atlântica e as forças russas e que se pode alastrar se o regime russo de Vladimir Putin considerar que a assistência militar configura o envolvimento direto da NATO na guerra contra a Ucrânia.

A agenda de deslocação de Kamala Harris na Polónia prevê igualmente um encontro com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que se encontra no país, com refugiados de guerra ucranianos e com elementos da embaixada dos Estados Unidos que estavam em Kiev antes da invasão russa. 

Na sexta-feira, Harris desloca-se à Roménia, onde vai encontrar-se com o chefe de Estado, Klaus Iohannis. 

Trata-se da terceira deslocação da vice-Presidente dos Estados Unidos à Europa nas últimas semanas, depois do encontro com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e da presença na conferência sobre segurança, em Munique, na Alemanha, que decorreu em 19 de fevereiro.