A Rússia intensificou este domingo a ofensiva no sul e leste da Ucrânia. Segundo as autoridades de Kiev, um bombardeamento destruiu totalmente este domingo o aeroporto de Dnipro, a quarta maior cidade do país.
Kiev dá por iniciada a ofensiva final das tropas russas contra a região de Donbass, disse o conselheiro presidencial ucraniano Oleksii Arestóvich.
As mais recentes imagens de satélite revelam uma extensa coluna militar a caminho de Izium. A cidade, controlada pelas tropas russas desde a semana passada, é estratégica para controlar militarmente o Donbass e todo o leste da Ucrânia.
Este domingo, o Governo de Kiev reforçou as posições defensivas ao mesmo tempo que denunciava já novos bombardeamentos em Lugansk e em Donetsk. As autoridades ucranianas reforçam o apelo às populações civis para que abandonem a região.
No sul, os blindados de Moscovo circulam já no interior de Mariupol e a situação é considerada cada vez mais desesperada entre as mais de 100 mil pessoas que sobrevivem ainda no interior desta cidade portuária sitiada.
Nas áreas que controlam numa cidade praticamente destruída por 45 dias de guerra, as forças russas continuam a retirar civis.
Moscovo divulgou também este domingo imagens da evacuação do porto de Mariupol onde alega que as forças ucranianas mantinham reféns as tripulações de dois navios.
Saiba mais
- Mais de 1.200 corpos descobertos em Kiev desde o início da guerra na Ucrânia
- Guerra na Ucrânia: Josep Borrell convoca reunião de comités da União Europeia para discutir apoio militar
- Guerra na Ucrânia: mais de 4,5 milhões de pessoas fugiram do país
- Abertas 5.600 investigações por crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia