O Presidente Emmanuel Macron garante que França não vai aceitar as exigências da Rússia para o pagamento de gás em rublos.
O chefe de Estado francês quer ainda falar com Vladimir Putin nas próximas horas, para discutir a retirada de civis de Mariupol.
“Vamos, em conjunto com a Turquia e a Grécia, lançar uma operação humanitária para retirar todas aquelas e aqueles que desejarem sair de Mariupol”, declarou Macron no final de uma cimeira europeia em Bruxelas, precisando que terá uma reunião sobre esse assunto com o Presidente russo, Vladimir Putin, “dentro de 48 a 72 horas”.
“Espero poder envolver o maior número possível de intervenientes nesta operação”, prosseguiu o Presidente francês, assegurando que estará “em condições” de realizar essa evacuação “nos próximos dias”.
Saiba mais:
- “O meu marido não aguentou até chegar a ajuda”: milhares de pessoas continuam retidas em Mariupol
- França, Turquia e Grécia vão efetuar “operação humanitária” de evacuação de Mariupol
- Uma semana de viagem, mais de 15 postos de controlo russos e recomeçar do zero: a fuga de Mariupol
- Milhares de moradores de Mariupol à espera de água e comida distribuída pelo exército russo
- Autarquia de Mariupol diz que ataque ao teatro terá feito 300 mortos
- Mariupol excluída dos corredores humanitários e 100 mil pessoas continuam retidas na cidade
- Exclusivo SIC: uma visita a um posto de controlo de acesso a Kiev