Guerra Rússia-Ucrânia

Mais de mil civis retirados de zonas controladas pelas forças russas na região de Kharkiv

Sob a coordenação da Cruz Vermelha, vários autocarros transportaram idosos, mulheres e crianças.

Mais de mil civis retirados de zonas controladas pelas forças russas na região de Kharkiv

Mais de mil civis foram retirados de zonas controladas pelas forças russas na região de Kharkiv. A operação foi coordenada pela Cruz Vermelha da Ucrânia.

Sob a coordenação da Cruz Vermelha, vários autocarros transportaram sobretudo idosos, mulheres e crianças para a cidade de Chuhuiv, 40 km a sudeste da cidade de Kharkiv.

Foram todos registados. Quem não tiver familiares com quem ficar, ficará em abrigos temporários.

Olha Tokarenko, que deixou a vila de Bilyi Kolodiaz, disse à Reuters que não aguentava as condições em casa porque o fornecimento de água e energia foi cortado. contou que não sabia para onde ir mas que espera encontrar a filha mais velha que mora em Kharkiv.

Liudmyla Olenchenko viajou num carro particular quando ouviu falar de um corredor humanitário para civis acordado entre a Rússia e a Ucrânia.

Contou que a administração pró-Rússia está a introduzir o rublo russo na vila que está atualmente sob o controlo das forças russas.

“Sinto-me muito bem. Consegui escapar do inferno, por assim dizer. É muito difícil emocionalmente. É assustador. Com a introdução do rublo, há novos preços. Os passaportes serão alterados. Foi muito assustador”, disse Olenchenko.

Na segunda-feira, as forças russas bombardearam os arredores do norte de Kharkiv, ferindo várias pessoas e incendiando casas.

As tropas ucranianas que defendem Kharkiv, a segunda maior cidade do país, repeliram as forças russas de volta para a fronteira no início deste mês, mas a cidade permanece dentro do alcance da artilharia russa.