A autarquia de Mariupol anuncia que quer começar a retirada de civis a partir das 10:00 GMT, avança a agência France Presse e a Sky News, citando o Governo regional de Mariupol. No sábado chegou a estar previsto um corredor humanitário mas os combates contínuos impossibilitaram-no.
Um cessar-fogo já terá começado às 8:00 e deverá terminar às 19:00 de hoje.
“A retirada de civis começará às 12:00” (10:00 GMT), disse este município no leste da Ucrânia no Telegram, acrescentando que um corredor humanitário será criado para a cidade de Zaporizhzhya, acerca de três horas de distância.
De acordo com o Centro de Coordenação da Administração Civil-Militar Regional de Donetsk, Pavel Kirilenko, para o efeito será estabelecido hoje um cessar-fogo humanitário entre as 10:00 locais (08:00 GMT) e as 21:00 (19:00 GMT).
A retirada da população da cidade, de 450 mil habitantes, será feita a partir de três pontos por autocarros municipais e em transporte privado, seguindo os todos veículos em coluna, indicou a câmara de Mariupol.
“É estritamente proibido qualquer desvio da rota do corredor humanitário”, sublinhou a autarquia, acrescentando que uma escolta da Cruz Vermelha encabeçará a coluna de veículos.
A câmara apela ainda aos automobilistas que deixam a cidade para que contribuam para a retirada da população civil tanto quanto lhes seja possível, transportando consigo outras pessoas e que “abasteçam os veículos o máximo possível”.
SAIBA MAIS
- Os números da guerra: mais de 11 mil soldados russos mortos desde o início da invasão à Ucrânia
- Compreender o conflito (XIV): pausa estratégica ou dificuldades reais?
- Rússia poderá estar a fazer pausa estratégica para voltar a atacar Ucrânia dentro de 24 ou 48 horas
- China pede aos EUA que não “lancem mais achas para a fogueira”
- Rússia vai começar a racionar alimentos no país