Militares russos controlam as centrais nucleares de Chernobyl e Zaporizhzhia, juntamente com guardas e pessoal ucranianos, garantiu esta terça-feira o diretor do Segundo Departamento do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Alexey Polishchuk disse à agência de notícias estatal russa Sputnik que as centrais voltaram a operar normalmente e os níveis de radiação são normais, “o que foi confirmado pela Agência Internacional de Energia Atómica” (AIEA).
O responsável indicou que a principal tarefa é “prevenir a provocação das forças nacionalistas ucranianas contra estas infraestruturas críticas”.
A AIEA indicou que a central nuclear de Chernobyl voltou esta terça-feira a sofrer um corte no abastecimento de energia elétrica devido à ação das forças russas, embora a energia tenha sido restaurada posteriormente, de acordo com dados fornecidos pelas autoridades ucranianas.
“Os níveis de radiação em todas as centrais nucleares são normais”, garantiu a AIEA, citando o operador ucraniano.
Saiba mais:
- Guerra na Ucrânia: fortes explosões sentidas no centro de Kiev
- Negociações estão a “correr bem”, diz Presidente da Ucrânia
- A crueldade da guerra: em Mariupol, os corpos são deixados a céu aberto até poderem ser enterrados
- “Zona de exclusão aérea não teria efeito”: mísseis que atingiram base perto da Polónia foram disparados desde a Rússia
- Serenidade e coragem para enfrentar a mais “nova e complexa guerra fria”, pede Marcelo
- Catacumbas de Odessa, uma verdadeira cidade subterrânea com bunkers nucleares