Guerra Rússia-Ucrânia

Ministros das Finanças de vários países abandonam G20 durante a intervenção da Rússia

Um momento de protesto contra a guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Ministros das Finanças de vários países abandonam G20 durante a intervenção da Rússia

Os responsáveis pelas Finanças do Reino Unido, Estados Unidos, França e Canadá juntaram-se ao ministro ucraniano, Serhiy Marchenko, e abandonaram esta quarta-feira uma reunião do G20 durante a intervenção do representante da Rússia, Timur Maksimov.

Além dos ministros das Finanças, também vários presidentes de bancos centrais também abandonaram a sala. Alguns ministros e presidentes de bancos centrais que participaram na reunião por meios telemáticos desligaram as câmaras quando o representante da Rússia falou, avança a AP.

O incidente ocorreu durante as reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, nas quais os responsáveis das finanças reúnem-se para debater questões prementes a nível global.

O ministro Britânico, Rishi Sunak, partilhou o momento no Twitter:

“Hoje [quarta-feira], meus representantes, juntamente com colegas americanos e canadianos, deixaram a reunião do G20 em Washington enquanto os delegados russos falavam. Estamos unidos na nossa condenação da guerra da Rússia contra a Ucrânia e insistiremos por uma coordenação internacional mais forte para punir a Rússia.”

Também a ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland manifestou-se no Twitter:

As democracias do mundo não irão ficar à toa face à agressão contínua da Rússia e os crimes de guerra. Hoje [quarta-feira] o Canadá e um número de parceiros da nossa democracia saíram do plenário do G20 quando o representante russo interveio.”

Por outro lado, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, decidiu permanecer na sala, transmitindo ao representante de Moscovo uma mensagem clara de que é necessário pôr fim à guerra na Ucrânia, avança o The Guardian.

O presidente Joe Biden disse que a Rússia não deve continuar membro do G20, um órgão internacional das maiores economias do mundo que promove a cooperação económica entre os países.

COM LUSA

Veja também

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Saiba mais: