A guerra na Ucrânia não foi esquecida na 94.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood, mas a referência ao conflito ficou aquém do que seria de esperar num evento com um impacto mundial como a cerimónia dos Óscares.
Foi pedido um minuto de silêncio em homenagem à Ucrânia, invadida pela Rússia, e durante esse momento foram exibidas projeções com frases que transmitiam mensagens a apelar ao envio de ajuda.
“Gostaríamos que se cumprisse um momento de silêncio para mostrar o nosso apoio ao povo da Ucrânia”.
“Enquanto os filmes são importantes para expressarmos o nosso humanismo em tempos de conflito, a realidade é que milhões de famílias na Ucrânia precisam de comida, cuidados médicos, água potável e serviços de emergência”, referia a mensagem apresentada na cerimónia dos Óscares.
O texto com a mensagem de solidariedade ao povo ucraniano foi apresentado em três projeções e foi assim a referência ao conflito durante a cerimónia.
Antes do evento começar, várias personalidades do cinema fizeram referência à guerra que teve início a 24 de fevereiro, já causou a morte de mais de mil civis e obrigou cerca de 10 milhões de pessoas a abandonaram as suas casas na Ucrânia, destas 3,8 milhões tiveram mesmo de deixar o país.