Num dia em que a Rússia e a Ucrânia realizaram novas negociações, mas sem qualquer desbloqueio do impasse, o comentador da SIC, José Milhazes, afirma que estas conversações são “uma perda de tempo”.
Neste momento, as negociações entre Moscovo e Kiev são “uma perda de tempo porque ambas as partes têm os objetivos definidos há muito tempo“, diz José Milhazes, acrescentando que as conversações “não levarão a nada até que uma das partes tenha uma vitória capaz, digamos, de vergar a outra parte”.
“O que se está a discutir é: a Rússia quer a rendição da Ucrânia e quando Putin diz que está disposto a encontrar-se com Zelensky não é para procurar uma paz, mas [sim] para Zelensky assinar a ata de rendição e mesmo assim Putin preferirá não encontrar-se com Zelensky, mas liquidá-lo“, diz o comentador da SIC.
Para além disso, acrescenta José Milhazes, “cedências de parte a parte são difíceis neste momento” porque “Putin quer sair vitorioso e Zelensky não pode fazer figura de fraco perante o seu povo”.
Questionado sobre o discurso do Presidente ucraniano no Parlamento português, o comentador da SIC, que foi durante vários anos jornalista na Rússia, destacou “o grito de desespero” de Zelensky por mais ajuda militar à Ucrânia.
“Esperava que ele [Zelensky] criticasse mais as nossas autoridades por fazerem pouco pela Ucrânia, mas claro que o mais importante é o grito de desespero para que ajudem militarmente a Ucrânia”, afirmou.
ACOMPANHE AQUI A SITUAÇÃO NA UCRÂNIA
Saiba mais
- Portugal vai acolher seis crianças ucranianas com cancro
- Refugiados ucranianos em Portugal, mas com “coração na Ucrânia”
- Putin acusa Kiev de impedir rendição de soldados ucranianos em Mariupol
- Guerra na Ucrânia: danos materiais superiores a 55 mil milhões de euros
- Novas imagens de satélite mostram 200 valas comuns em Mariupol
- Cerca de sete pessoas feridas em Zaporíjia após ataque com dois mísseis
- Guerra na Ucrânia até ao final de 2023? Boris Johnson considera uma “possibilidade realista”
- Forças russas controlam mais de 40 aldeias no leste da Ucrânia
- Catarina Martins acusa o Governo português de timidez e exige o fim dos vistos gold
- Portugal aumenta número de camas no SNS para acolher refugiados ucranianos
- Macron quer que seja a Europa a negociar com Putin um cessar-fogo
- Rússia quer controlar sul e leste da Ucrânia para criar corredor para a Crimeia