Guerra Rússia-Ucrânia

O abraço entre Zelensky e Macron que está a ser comentado nas redes sociais

O presidente francês esteve em Kiev acompanhado pelo chanceler alemão e pelo primeiro-ministro italiano.

O abraço entre Zelensky e Macron que está a ser comentado nas redes sociais

Terminada a visita de quatro líderes europeus à capital ucraniana, nas redes sociais o tema é um abraço entre Emmanuel Macron e Volodymyr Zelensky. Se o francês parece animado, o ucraniano surge um pouco desconfortável.

Foi tirada no final da conferência de imprensa dos quatro líderes europeus – o Presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e o Presidente romeno, Klaus Iohannis – e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que se realizou esta quinta-feira em Kiev.

Nos últimos meses, a relação entre os líderes europeus e Zelensky tem sido tensa. O líder ucraniano acusa-os de não terem uma posição forte com a Rússia. Mas esta quinta-feira dos quatro recebeu um apoio importante: que seja de “imediato” concedido à Ucrânia o estatuto de candidato oficial à adesão à União Europeia (UE).

Apoiamos os quatros o estatuto de candidato imediato à adesão“, disse o presidente francês, Emmanuel Macron, acrescentando que “este estatuto será acompanhado por um guia e irá ter em conta a situação nos Balcãs e na vizinhança, em particular na Moldávia”.

O líder francês garantiu ainda a Zelensky, que “a Europa está do seu lado. Irá permanecer assim enquanto for necessário”.

Conflito Rússia-Ucrânia