O comentador da SIC, Nuno Rogeiro, começa por apresentar umas imagens para explicar “o cenário que se vive realmente no Donbass”. O vídeo foi captado por um drone no início de maio e mostra uma coluna russa que “avança ou tenta avançar” e “começa a ser atacada pela artilharia ucraniana”.
“Esta guerra para a Rússia está a custar muito. Obviamente os ucranianos estão a perder grande parte do Donbass, mas cada quilómetro, cada metro é conquistado com grande sacrifício de sangue”, diz Nuno Rogeiro.
José Milhazes traz para análise as declarações de Igor Korotchenko, um coronel na reserva e conselheiro do Ministério da Defesa russo, que anuncia novas etapas da guerra no Donbass.
“Segundo ele, a curto ou médio prazo, a zona do Donbass vai ser totalmente ocupada pela Rússia. Depois irá passar-se a uma nova etapa que será a ocupação de regiões do sul, Mykolaiv, Odessa e Kharkiv.”
Milhazes partilhou também a história de um jovem russo que se tornou soldado para pagar uma cirurgia ao nariz. Nascido numa família “marginalizada”, o sonho de Anton, de 21 anos, era corrigir a lesão. No entanto, morreu em maio num combate em Kharkiv, na Ucrânia, ou seja “é mais um episódio trágico de juventude que poderia trazer muito à Rússia, mas morreu no meio de tragédia”.
Nuno Rogeiro avançou ainda que “muito proximamente vai haver uma troca de prisioneiros” entre Kiev e Moscovo. Os prisioneiros russos que serão trocados por prisioneiros ucranianos deverão ser militares de uma tropa de elite, que no início da guerra foram capturados quando ficaram presos dentro de um elevador numa cidade ucraniana.
Saiba mais
- Guerra na Ucrânia: bombardeamentos em Kharkiv destroem escola e fazem um morto
- Guerra na Ucrânia: forças de Kiev tenta travar cerco russo a Severodonetsk
- Chefe da Igreja Ortodoxa russa fora da lista de sanções aprovada pela UE
- Zelensky reconhece que situação na Ucrânia é dramática
- Rússia prevê que Europa sofra escassez de petróleo devido a embargo