Guerra Rússia-Ucrânia

O que significa o “Z” nos veículos militares russos?

O símbolo é várias vezes visto durante o conflito na Ucrânia.

O que significa o “Z” nos veículos militares russos?

A invasão da Rússia à vizinha Ucrânia resultou no envio de um enorme dispositivo militar para o território. Nas imagens amplamente partilhadas do conflito, um “Z” é visto nas laterais de alguns veículos militares russos.

Afinal, qual é o significado?

Em muitos dos veículos militares russos, nomeadamente em tanques ou camiões, surge um símbolo branco que se parece com a letra “Z”, por vezes com um contorno da mesma cor.

A explicação mais provável espelha uma tentativa de evitar “fogo amigo”, ou seja, agressões de outros meios russos – ou aliados, como é o caso de armas bielorrussas.

Desta forma, o símbolo significa que o tanque não será confundido com veículos ucranianos ou de outras forças aliadas, que, muitas vezes, são semelhantes aos que chegam da Rússia.

No entanto, outra explicação poderá ser a de que os veículos que possuam este símbolo sejam aqueles que se apresentam prontos para atacar.

O que significam os outros símbolos?


Embora o símbolo com o “Z” seja o mais facilmente encontrado entre o contingente militar russo, outros também foram vistos, como um triângulo com duas linhas de cada lado, um círculo com vários pontos, dois triângulos – com outro dentro destes – ou outros em forma de diamante, sempre de cor branca.

Embora, nestes casos, já não se tenham tantas certezas sobre o verdadeiro significado – como esta guerra tem mostrado, diariamente, sobre tantos outros tópicos -, é provável que indiquem o grupo de ataque a que pertence o veículo em causa. O símbolo pode, ainda, denotar um objetivo específico para o veículo.

Em declarações ao jornal espanhol “Marca”, o ex-diretor do “Royal United Services Institute”, o Instituto Real dos Serviços Unidos para Estudos de Defesa e Segurança do Reino Unido, avança que “muitas vezes, estes símbolos são baseados num fator de localização, comunicando a direção que o veículo toma.

“Provavelmente, são sinais que informam que unidades têm como destino o Nordeste ou o Noroeste de um certo distrito, por exemplo”, avança.

Já Ruslan Leviev, da “Conflict Intelligence Team”, explica, na rede social Twitter, que a teoria que mais lhe parece fazer sentido é a de que os veículos militares de ambos os lados são bastante semelhantes, dada a mesma origem soviética.

Portanto, o símbolo “Z” seria uma forma de auxiliar aviões e outros meios aéreos a identificar aliados ou inimigos de guerra, em cenário de ataque.

“Esse ‘Z’ é muito raro”, acrescenta.

Símbolos como estes já foram usados em conflitos anteriores, como nos contingentes militares norte-americanos na guerra no Iraque, de 2003 a 2021.