Guerra Rússia-Ucrânia

O recado da ONU aos multimilionários: “O mundo está em graves apuros, ajam agora”

David Beasley disse já ter chegado a altura destes ajudarem o mundo a enfrentar uma das mais graves crises alimentares da história.

O recado da ONU aos multimilionários: “O mundo está em graves apuros, ajam agora”

No seu discurso no Fórum Económico Mundial, em Davos, o diretor do Programa Alimentar das Nações Unidas disse já ter chegado a altura dos multimilionários se chegarem à frente e ajudarem o mundo a enfrentar uma das mais graves crises alimentares da história recente.

David Beasley falou diretamente para os mais ricos do planeta em Davos, no Fórum Económico Mundial, e apelou por ajuda.

“Há várias dezenas de milionários com fortunas avaliadas em 50 ou 70 mil milhões de dólares. O mundo está em apuros, está em graves apuros. Ajam agora porque o mundo precisa de vocês”.

A guerra na Ucrânia é, nas palavras do diretor do Programa Alimentar da ONU, uma ameaça à segurança alimentar em todo o mundo, pelo que é necessário voltar a usar os portos ucranianos para exportar os cereais produzidos no país.

“Se não conseguirmos abrir o porto de Odessa, só vai aumentar os nossos problemas”, afirma David Beasley.

O Programa Alimentar Mundial alimenta mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo e compra à Ucrânia mais de metade de todo o trigo que precisa.

Com a invasão russa, o fornecimento está interrompido, o que põe em causa a segurança alimentar da população de 36 dos países mais pobres do planeta.

SAIBA MAIS