A Orquestra Sinfónica de Kiev reuniu-se para tocar o hino nacional da Ucrânia na praça principal da capital. Em várias cidades do país, a música continua presente como um sinal de resistência.
O hino nacional da Ucrânia ouviu-se na Praça da Independência, na capital ucraniana, que foi ocupada pela Orquestra Sinfónica de Kiev.
Com o nome “Free Sky”, esta ação, transmitida em direto em todas as televisões do país, serviu para apoiar os apelos do povo ucraniano e do Presidente Volodymyr Zelensky.
A “Ode à Alegria”, o hino da União Europeia, foi outros dos temas tocados, num dia que marca também o nascimento de um dos poetas mais importantes da Ucrânia, Taras Shevchenko. Uma orquestra bastante reduzida, composta apenas por quem ainda tenta resistir.
A música continua presente em várias cidades do país. A sul, em Odessa, também se ouviu o hino nacional, por um grupo de elementos das forças navais.
Dois civis juntaram-se ao concerto, em frente à Ópera e ao Teatro de Ballet, um dos locais icónicos da cidade portuária, que espera um ataque iminente das forças russas.
Vera é violinista e professora em Kharkiv, uma das cidades mais afetadas pelo conflito. Trocou agora um teatro por um bunker, onde as notas da resistência continuam a soar.