As autoridades alfandegárias holandesas apreenderam 14 iates em estaleiros, incluindo 12 em construção e dois em manutenção, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros holandês esta quarta-feira.
“Tendo em conta as medidas atuais [contra a Rússia], esses navios não podem ser entregues, transferidos ou exportados”, disse Wopke Hoekstra numa carta ao parlamento holandês.
Em causa estão navios de luxo com mais de 35 metros de comprimento entre os 12 iates em construção. Estes são construídos em cinco estaleiros diferentes para “proprietários efetivamente russos”.
“Não são pessoas que aparecem nas listas de sanções europeias, mas dadas as medidas atuais, esses navios não podem ser entregues, transferidos ou exportados neste momento”, disse o ministro.
O ministro acrescentou que estão a ser investigadas “as relações de propriedade dos iates”.
Vários países europeus anunciaram recentemente a apreensão de iates de pessoas que são alvo de sanções desde o início da invasão russa na Ucrânia.
“O Governo enfatiza que o cumprimento e a aplicação das sanções são de grande importância”, sublinhou o ministro holandês acrescentando que foram congelados na Holanda cerca de 516 milhões de euros em ativos e 155 milhões de transações.
ESPECIAL CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
ACOMPANHE AQUI OS ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS DA GUERRA NA UCRÂNIA
Saiba mais:
- Guerra na Ucrânia: ataques aéreos e explosões atingem regiões de Lviv, Dnipropetrovsk e Lugansk
- Guerra na Ucrânia: imagens do massacre de Bucha “são perturbadoras”, diz China
- SIC na Ucrânia: “Há muitos locais onde pouco haverá a fazer além de deitar abaixo e voltar a reconstruir”
- SIC na Ucrânia: sirenes a tocar marcaram o dia em Odessa
- Seis corpos carbonizados empilhados foram examinados em Bucha
- Estados Unidos e aliados vão proibir novos investimentos na Rússia