Pelo menos 103 crianças morreram e mais de 100 ficaram feridas na Ucrânia desde o início da invasão do país pelo exército russo, segundo o último relatório publicado hoje pela Procuradoria-Geral ucraniana.
Desde o início da invasão, a 24 de fevereiro, a guerra na Ucrânia mata pelo menos cinco ucranianos por dia, refere a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, num documento publicado pela Interfax-Ucrânia.
Hoje “o número oficial ultrapassou a crítica e terrível marca de 100. Os dados não são definitivos, pois nos pontos problemáticos e nos territórios temporariamente ocupados o Ministério Público e as forças de segurança não têm a oportunidade de fiscalizar os atentados”, especificou.
Venediktov também disse que as forças russas bombardearam mais de 400 escolas nestes 21 dias de guerra, das quais 59 desapareceram e não podem ser usadas novamente.
“É importante que as agências especializadas da ONU decidam o mais rápido possível implementar uma missão para avaliar as violações dos direitos das crianças no contexto do conflito armado na Ucrânia”, pediu Venediktov.
ESPECIAL CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
A GUERRA NA UCRÂNIA AO MINUTO
Saiba mais:
- 21.º dia de guerra na Ucrânia: ponto de situação
- Invasão à Ucrânia: tropas russas mataram sete civis em Chernigov e Donetsk
- A reunião entre representantes do Conselho Europeu e Presidente Zelensky em Kiev
- Forças armadas da Ucrânia dizem ter abatido oito helicópteros russos
- Ministros da Defesa da NATO voltam a reunir-se em Bruxelas
- Zelensky diz que negociações com a Rússia estão “mais realistas”, mas longe dos “interesses da Ucrânia”
- Negociações de paz: há “contradições fundamentais”, mas com “espaço para compromissos”
- Amnistia Internacional recebe cada vez mais relatos de tráfico de refugiados da Ucrânia