O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, anunciou esta sexta-feira que o espaço aéreo do país será encerrado aos aviões russos, o que impedirá que descolem ou aterrem no país.
“Ordenei a preparação de uma resolução do conselho de ministros que levará ao encerramento do espaço aéreo da Polónia às companhias de aviação russas”, escreveu Morawiecki numa breve mensagem na sua conta da rede social Facebook.
Na quinta-feira, o Reino Unido proibiu que os aviões da Aeroflot aterrem no seu território, em reação à invasão russa da Ucrânia, e a Moldávia adotou uma medida semelhante.
O ministro dos Transportes da Chéquia, Martin Kupka, também anunciou, esta sexta-feira, o encerramento do tráfego aéreo para companhias russas.
“A partir da meia-noite de hoje [sexta-feira] parámos o tráfego de todas as companhias aéreas russas no espaço aéreo checo”, publicou na rede social Twitter.
Em retaliação, a agência de aviação civil russa Rosaviation anunciou que os voos procedentes ou com destino ao Reino Unido não poderão utilizar o seu espaço aéreo.