António Costa não divulga o material que Portugal vai enviar para a Ucrânia. No entanto, está a ser avançada a hipótese de serem enviadas 15 viaturas que Portugal tem há anos estacionadas em Santa Margarida.
Na passada quarta-feira, numa visita à base aérea do Montijo, a ministra da Defesa reafirmava o compromisso de apoiar a Ucrânia. Helena Carreiras nunca falou em viaturas que Portugal deverá enviar para Ucrânia, segundo uma notícia avançada pelo jornal Nascer do Sol.
Poderão ser dispensados 15 carros M113 que o Exército, tem há vários anos, estacionados em Santa Margarida – o campo militar onde no final de março António Costa assistiu a demonstrações das tropas que integram a missão da NATO.
Na altura, o primeiro-ministro divulgou as quantidades de material médico e de emergência humanitária, especificando os kits de cozinha. Num outro comunicado, a Defesa – ainda sob a tutela de João Cravinho – falou em espingardas automáticas G3, munições de diferentes calibres, além de toda uma série de equipamentos de proteção individual e de comunicações.
Portugal nunca enviou viaturas. O mesmo semanário Nascer do Sol já tinha avançado que a cedência destas viaturas à Ucrânia estava a ser pressionada pelos norte-americanos.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- SIC na Ucrânia: “Há informação de que hoje foram retiradas 50 pessoas do interior da Azovstal“
- Presidente da Ucrânia publicou fotos do repórter da SIC Rui Caria como testemunho da luta contra a tirania
- Guerra na Ucrânia: cidadão croata que lutava ao lado dos ucranianos detido pelo exército russo
- Marcelo diz que Portugal é reconhecido “desde sempre” por acolher refugiados
- Kiev diz que afundou navio anfíbio russo na costa de Odessa
- Pelo menos três mortos em bombardeamentos em Donetsk
- Moscovo diz que destruiu arsenal de armas provenientes dos EUA e UE em Kharkiv
- Autoridades da Transnístria denunciam novos ataques de origem desconhecida
- Odessa atingida por dois mísseis durante a noite

