Guerra Rússia-Ucrânia

Portugal recebe voo com mais de 150 refugiados ucranianos e 14 animais de estimação

Câmara de Cascais vai receber as famílias em centros de acolhimento.

Portugal recebe voo com mais de 150 refugiados ucranianos e 14 animais de estimação

Mais de 150 refugiados ucranianos chegaram, esta segunda-feira, ao aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, num voo humanitário. A bordo havia também 14 animais de estimação.

O voo veio de Varsóvia, capital da Polónia, numa companhia aérea ucraniana, a SkyUp Airlines. Foi fretado pela Fundação LAPS, fundada por Lapo Elkann e presidida em Portugal por Joana Lemos.

“A Fundação LAPS quer ajudar estas pessoas a reconstruírem uma vida digna, sendo que isto só foi possível também graças ao dinamismo e à proatividade da CM Cascais”, diz Joana Lemos, presidente da Fundação LAPS Portugal.

Já Lapo Elkann, fundador da Fundação LAPS, destaca, em comunicado, que “cuidar dos mais fracos” é um “dever moral e social”.

A Câmara Municipal de Cascais ofereceu-se para receber as famílias nos centros de acolhimento da autarquia.

“É uma afirmação dos nossos valores democráticos, da nossa identidade, da nossa humanidade, que possamos hoje, no dia 25 de Abril, acolher estes cidadãos em fuga da nova cortina de ferro que desce sobre a Europa”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais.

A companhia aérea SkyUp publicou, no final de março, uma carta aberta destinada a todas as companhias aéreas europeias, a oferecer a frota de 15 Boeing 737 em “wet lease”, à exceção de voar para a Rússia e Bielorrússia.

Saiba mais:

Especial conflito Rússia-Ucrânia