Guerra Rússia-Ucrânia

Preço do barril de petróleo Brent volta a subir

Emirados Árabes Unidos mostraram-se mais contidos na contribuição para o aumento de produção.

Preço do barril de petróleo Brent volta a subir

O preço do barril de petróleo Brent subiu mais de 5% esta quinta-feira, depois dos Emirados Árabes Unidos se terem mostrado mais contidos na intenção de contribuírem para o aumento de produção pedido à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

A OPEP está a ser pressionada para aumentar a produção, contribuindo assim para travar a escalada do preço dos combustíveis.

Em agosto, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo já tinha anunciado um aumento de produção de 400 mil barris por mês para atingir níveis anteriores à pandemia.

Após a invasão da Ucrânia, a pressão dos importadores para acelerar esse aumento subiu, sobretudo depois dos Estados Unidos e o Reino Unido anunciarem o veto às importações de petróleo russo.

Na quarta-feira, o preço do petróleo Brent desceu 13%, devido às expetativas de um novo aumento de produção.

No entanto volta assim, esta quinta-feira, a subir mais de 5%, com os mercados atentos às negociações na Turquia e às intenções dos Emirados Árabes Unidos, da Arábia Saudita e do Kuwait, que são considerados os únicos países com mais capacidade de contribuir para um aumento da produção.