O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu esta madrugada que as pessoas apoiem a resistência ucraniana e “digam a verdade” sobre a invasão russa, durante uma intervenção emotiva na cerimónia dos prémios de música Grammy.
“Os nossos músicos usam coletes à prova de bala em vez de fatos de gala”, afirmou em inglês o chefe de Estado ucraniano, num vídeo pré-gravado. “Na nossa terra, estamos a lutar contra a Rússia, que traz um horrível silêncio com as suas bombas. O silêncio da morte”, continuou.
O Presidente disse que mais de 400 crianças foram feridas e 153 foram mortas nos ataques russos. Segundo a Variety, o vídeo foi gravado num ‘bunker’ em Kiev durante as últimas 48 horas.
“O silêncio arruína cidades e mata pessoas. As nossas crianças desenham rockets e não estrelas cadentes. Mais de 400 crianças ficaram feridas e 153 morreram. E nunca as veremos a desenhar. Os pais estão contentes por acordarem de manhã, em abrigos antiaéreos, mas vivos.”
“Preencham o silêncio com a vossa música”
Zelensky foi amplamente aplaudido pela audiência na Garden Arena do hotel MGM Grand, em Las Vegas, onde os prémios Grammy foram entregues esta noite. A intervenção do líder ucraniano, que durou cerca de um minuto, aconteceu depois de rumores de que faria uma ligação em direto aos Óscares, a 27 de março, algo que acabou por não se concretizar.
“Preencham o silêncio com a vossa música”, disse Zelensky. “Para contar a nossa história. Digam a verdade sobre esta guerra nas vossas redes sociais, na televisão. Apoiem-nos como puderem. Mas não [com] silêncio”, pediu. “E depois a paz virá”.
O presidente falou antes da atuação de John Legend, que cantou a música “Free” com a participação da cantora ucraniana Mika Newton, num tributo especial à Ucrânia. Com imagens da guerra a passarem nos ecrãs da Garden Arena, a artista — que representou a Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção em 2011 — cantou a sua porção em ucraniano.
No final da música, a poetisa ucraniana Lyuba Yakimchul, que escapou há poucos dias da região de Donbass, leu um poema em inglês sobre a sua jornada, o receio pelos familiares e pelo seu país.
A atuação terminou com um apelo de solidariedade através da ‘hashtag’ #StandUpForUkraine e de contribuições no site “For Ukraine”.
A Academia de Artes e Ciências de Gravação fez uma parceria com a Global Citizen, que organizará a 8 de abril “a maior campanha digital global” para angariar fundos que reverterão para a ajuda aos refugiados ucranianos. Entre os artistas associados a esta iniciativa estão Madonna, Alejandro Sanz, Elton John, Pearl Jam, U2, Radiohead e Billie Eilish.
COM LUSA
Conflito Rússia-Ucrânia
Saiba mais:
- Rússia convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Bucha
- Pelo menos sete mortos e 34 feridos em ataque russo em Kharkiv
- Zelensky anuncia que Ocidente vai impor mais sanções à Rússia e faz convite a Merkel e Sarkozy
- Líderes mundiais exigem investigação ao massacre em Bucha
- “Destroços e corpos de soldados russos” ao longo da estrada da morte
- Irpin, a imagem do inferno
- Ucrânia afirma que recuperou o controlo de toda a região de Kiev
- Odessa volta a ser alvo de bombardeamentos
- Moscovo nega que tropas russas tenham matado civis em Bucha