Guerra Rússia-Ucrânia

Presidente da Ucrânia compara invasão russa ao Holocausto

Discurso do Presidente da Ucrânia ao Parlamento israelita foi transmitido em direto na televisão.

Presidente da Ucrânia compara invasão russa ao Holocausto

O presidente ucraniano exortou Israel a fazer uma escolha e apoiar a Ucrânia face à invasão das forças russas. Zelensky questionou a falta de apoio militar de Telavive. O aguardado discurso ao Parlamento israelita foi transmitido em direto na televisão.

No discurso, em ucraniano, com tradução simultânea em hebraico, o chefe de Estado da Ucrânia sublinhou que a indiferença mata e questionou a ausência de apoio militar por parte de Telavive.

Se desde o início da invasão Naftali Bennett tem adotado uma postura cautelosa, de neutralidade, invocando laços especiais com os 2 países também tem procurado mediar as partes mantendo contactos tanto com Zelensky como com Putin.

O chefe do Governo de Telavive não escondeu que Israel precisa de preservar a coordenação de segurança com as tropas russas que operam na Síria.

Zelensky, que pronunciou algumas palavras em hebraico, lembrou que mais de um milhão dos 9,4 milhões de israelitas têm raízes na antiga União Soviética e estabeleceu um paralelismo entre o Holocausto nazi e a invasão russa da Ucrânia.

O discurso dirigido aos membros de Knesset foi emitido também num ecrã gigante numa praça central de Telavive, onde decorreu um protesto contra a guerra na Ucrânia.

Saiba mais:

Especial conflito Rússia-Ucrânia