O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai discursar, por videoconferência, no Congresso de Espanha em 5 de abril, revelou a presidente da câmara baixa do Parlamento, Meritxell Batet.
O ato, onde os senadores espanhóis também poderão participar, terá, além da intervenção de Zelensky, discursos da própria presidente do Congresso dos Deputados, Meritxell Batet, e do chefe do Governo, Pedro Sánchez.
Meritxell Batet revelou à imprensa, após uma reunião da mesa do Congresso, que a sessão terá a duração de 30 minutos, por motivos de segurança e dificuldades de ligação à Internet.
A intervenção do chefe de Estado ucraniano, que ocorrerá às 16:00 [15:00 de Lisboa] de 5 de abril, será semelhante a outras já realizadas em outros parlamentos, como nos Estados Unidos, Itália, Reino Unido ou Alemanha.
Em 15 de março, Meritxell Batet tinha enviado uma carta a Zelensky a convidar o governante a comparecer no Congresso e a expressar o seu reconhecimento e admiração pela “luta decidida dos cidadãos ucranianos em defesa de sua liberdade e soberania “diante da agressão militar injustificada” da Rússia contra a Ucrânia.
Para Batet o discurso de Zelensky será uma “magnífica oportunidade” para o Parlamento e todos os espanhóis, bem como para os milhares de cidadãos ucranianos residentes em Espanha, poderem ouvir a mensagem do Presidente ucraniano e expressar o seu mais forte apoio.
A presidente do Congresso acrescentou ainda que a recetividade de Zelensky foi “máxima” e que este aceitou imediatamente o convite para falar no Parlamento espanhol.
SAIBA MAIS
- O alerta dos EUA: movimento das forças russas para fora de Kiev pode ser estratégico
- França não vê avanços nas negociações entre Moscovo e Kiev para a paz
- Autoridades ucranianas acusam russos de lançar bombas de fósforo em Marinka