Hoje assinalam-se os 100 dias da guerra da Rússia à Ucrânia, mas “isto, infelizmente, poderá estar só a começar. Será uma guerra longa, de desgaste, teremos de nos habituar a isso”, sublinha o comentador da SIC, Germano Almeida.
Alargamento da NATO
“É uma das viragens históricas que esta guerra mostrou – há poucos meses seria impensável – Finlândia e Suécia passaram rapidamente de não quererem abdicar da sua neutralidade para terem urgência em entrar na NATO porque pressentiram que o perigo era real e deixaram de confiar na Rússia”, diz Germano Almeida
Putin que, com esta “agressão brutal, injustificada, imoral, ilegal e indecente”, alegava que queria travar a expansão da NATO a leste o que conseguiu foi a expansão da NATO o que “constitui uma humilhação estratégica para Putin”.
“Temos de estar preparados a longo prazo”: avisa secretário-geral da NATO
Hoje, 3 de junho, assinalam-se os 100 dias da invasão russa à Ucrânia e da consquente guerra, mas “isto, infelizmente, poderá estar só a começar (…) Será uma guerra longa, de desgaste, teremos de nos habituar a isso“, sublinha o comentador da SIC.
Sexto pacote de sanções da UE à Rússia
A UE aprovou no final de maio o sexto pacote de sanções à Rússia devido à sua agressão militar à Ucrânia, deixando o líder da Igreja Ortodoxa russa de fora da lista de indivíduos alvo de medidas restritivas, por pressão da Hungria.
“Os seis pacotes de sanções da UE à Rússia são muito significativos”, cada um foi aumentando de importância e “o último pacote é bastante significativo com o embargo até ao fim do ano de 90% do petróleo russo”, considera Germano Almeida.
Rússia controla 20% do território ucraniano
Ao centésimo dia de guerra, o Presidente da Ucrânia diz que as força russas ocupam 20% do território ucraniano. Num discurso dirigido ao Parlamento do Luxemburgo, Volodymyr Zelensky, referiu também que a guerra está a causar diariamente cerca de 100 mortos e de 450 a 500 feridos.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
SAIBA MAIS
- 100 dias de guerra na Ucrânia: cronologia dos principais acontecimentos
- Os momentos-chave das cinco semanas de guerra na Ucrânia
- Três meses de guerra: os discursos de Putin
- Três meses de guerra: os objetivos de Putin foram cumpridos? “Desgraça total” ou estratégia “muito inteligente”?
- Guerra na Ucrânia começou há dois meses e continua sem fim à vista
- 2014-2022: momentos-chave para perceber o conflito Rússia-Ucrânia