Guerra Rússia-Ucrânia

Receios de um surto de cólera em cidades como Mariupol

O presidente da autarquia denuncia corpos deixados nas habitações em ruínas e nas ruas que contaminam a rede de abastecimento de água.

Receios de um surto de cólera em cidades como Mariupol

A presidente da Comissão Europeia está hoje em Kiev para discutir o processo de adesão da Ucrânia à União Europeia e o processo de reconstrução do país. Num altura em que continuam os combates em várias cidades a norte e a sul, repetem-se os alertas de um surto de cólera em Mariupol.

O intensificar do conflito e os bombardeamentos incessantes deixam cidades como Zaporíjia ou Mykolaiv sem mantimentos e água potável, dependentes da ajuda da Cruz Vermelha.

Em Mariupol, cidade controlada pelos russos, improvisam-se cemitérios. De acordo com o centro de comunicações estratégicas ucraniano, aqui estão mais de 3 mil sepulturas, mas o presidente da autarquia denuncia muitos outros corpos deixados nas habitações em ruínas e nas ruas que contaminam a rede de abastecimento de água. Os serviços de informação britânicos confirmam os receios do país de um surto de cólera.

ESPECIAL CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA