Algumas redes de televisão foram esta segunda-feira alvo de ataques informáticos na Rússia, quando decorre o desfile militar do 77.º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazi na II Guerra Mundial, segundo a imprensa local.
De acordo com a agência de notícias russa Interfax, pessoas não identificadas acederam à programação das redes de televisão por cabo Rostelecom, MTS e NTV-Plus.
No lugar dos títulos dos programas dos canais, apareceram textos relacionados à guerra na Ucrânia.
Os piratas também atacaram a Yandex TV, segundo informações passadas por várias pessoas, que publicaram fotos na rede social Telegram a confirmar que o canal foi vítima de piratas informáticos.
RÚSSIA CELEBRA DIA DA VITÓRIA
A Rússia comemora esta segunda-feira o Dia da Vitória, um dos feriados mais importantes no país, que assinala a derrota do regime nazi na Segunda Guerra Mundial.
Em Moscovo, a data foi celebrada com a tradicional parada militar e o discurso do Presidente russo, que acusou os países inimigos de terrorismo contra a Rússia e comparou a ação militar na Ucrânia à luta soviética na II Guerra Mundial.
“O nosso dever é preservar a memória dos que venceram o nazismo”, disse Vladimir Putin.
Nos países sob influência da antiga União Soviética, a partir de 1967, o Dia da Vitória começou a ser comemorado nos dias 9 de maio, referindo-se ao dia da capitulação das forças nazis perante as tropas soviéticas, e passou a ser considerado um dia feriado.
Na maior parte dos países europeus ocidentais, continuou a celebrar-se o Dia da Vitória em 8 de maio.
Saiba mais:
- Em direto: Rússia celebra o Dia da Vitória e Putin discursa em Moscovo
- Zelensky deixa aviso: Ucrânia “não vai deixar” a Rússia apropriar-se da vitória sobre o nazismo
- Ucrânia alerta para a “alta probabilidade de ataques com mísseis” russos
- Rússia celebra hoje o Dia da Vitória
- Saiba o que significa o Dia da Vitória para o regime russo de Putin