O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai anunciar na quinta-feira um novo pacote de apoio militar à Ucrânia durante as cimeiras da NATO e do G7 e apelar aos aliados para que mantenham a pressão sobre a Rússia.
Segundo um comunicado, o Reino Unido vai comprometer-se a providenciar 6.000 mísseis, nomeadamente antitanque e projéteis altamente explosivos, e mais 25 milhões de libras (30 milhões de euros) em apoio financeiro aos militares ucranianos.
Este financiamento vai ajudar a pagar os salários dos soldados, pilotos e polícias ucranianos e “garantirão que as forças armadas estejam bem equipadas com equipamentos de alta qualidade”, refere.
Johnson vai também manifestar aos aliados a disponibilidade para trabalhar com parceiros no reforço das capacidades de defesa da Ucrânia, seja de inteligência ou de alcance a alta distância.
Reino Unido já forneceu mais de 4.000 armas antitanque às forças ucranianas
O embaixador da Ucrânia no Reino Unido, Vadym Prystaiko, disse na quarta-feira que o exército ucraniano precisa de mais armas antitanque, especialmente armas de longo alcance, pois já estão a acabar aquelas fornecidas pelo Reino Unido e Estados Unidos.
Prystaiko adiantou à estação Sky News que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai expor essas necessidades numa intervenção na cimeira extraordinária da NATO, na quinta-feira.
Boris Johnson falou esta quarta-feira por telefone com Zelensky.
O Reino Unido já forneceu mais de 4.000 armas antitanque às forças armadas da Ucrânia, incluindo sistemas NLAW [Next-Generation Light Anti-Tank Weapons Systems] e mísseis Javelin.
O Governo também anunciou a intenção de fornecer mísseis antiaéreos de alta velocidade Starstreak para ajudar os ucranianos a defenderem-se de bombardeamentos aéreos, bem como coletes anti-balas, capacetes e botas de combate.
Reino Unido mobilizou 480 milhões de euros em apoio humanitário e económico
Até ao momento, o Reino Unido mobilizou 400 milhões de libras (480 milhões de euros) em apoio humanitário e económico à Ucrânia, e doou mais de quatro milhões de peças de equipamentos médicos e 500 geradores móveis.
Johnson também vai reforçar com 4,1 milhões de libras (cinco milhões de euros) o Serviço Mundial da BBC para combater a desinformação na Rússia e Ucrânia e prometeu novo apoio financeiro e de fiscalização ao Tribunal Penal Internacional para investigar crimes de guerra.
“Não podemos e não vamos ficar parados enquanto a Rússia transforma as cidades e vilas da Ucrânia em pó”, disse o líder britânico, elogiando a coragem e tenacidade dos ucranianos na defesa da invasão russa.
“O Reino Unido trabalhará com os nossos aliados para aumentar o apoio militar e económico à Ucrânia, fortalecendo as defesas à medida que mudam o rumo desta luta”, acrescentou, vincando estar em risco a extinção da “chama da liberdade na Ucrânia”.
Os líderes da NATO reúnem-se esta quinta-feira em Bruxelas para discutir a invasão da Ucrânia pela Rússia, encontro que será seguido por um Conselho Europeu da União Europeia e uma cimeira dos líderes do G7 sobre o mesmo tema na mesma cidade.
Saiba mais:
- Chumbada resolução “humanitária” de Moscovo no Conselho de Segurança da ONU
- Alemanha vai enviar duas mil armas antitanque para a Ucrânia
- Suécia vai enviar segundo carregamento de armas para a Ucrânia
- Berlim diz que exigir pagamento do gás russo em rublos é “rutura de contrato”
- ONU alerta para crise global de alimentos e energia devido à guerra na Ucrânia
- Empresas abandonam a Rússia: cerca de 100 mil pessoas já perderam o emprego