O ataque das forças russas à capital ucraniana, durante a visita de António Guterres, esta quinta-feira, causou pelo menos dois mortos. As explosões em Kiev foram sentidas de muito perto por uma das equipas da SIC na Ucrânia, como relatam os enviados da SIC Susana André e o Odacir Júnior.
“Tínhamos acabado de sair da conferência de imprensa conjunta dada por Volodymyr Zelensky e pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no final de um encontro que tiveram de quase duas horas. Estávamos a prepararmo-nos para gravar um direto, quando ouvimos muito claramente duas explosões muito fortes, que nos pareceram vir do centro de Kiev”, conta a jornalista Susana André.
“O objetivo seria atingir uma fábrica de armamento militar, uma fábrica que se encontra desativada há vários anos. Um míssil foi intercetado pelas baterias antiaéreas, outro atingiu em cheio um prédio habitacional de 25 andares, os três primeiros andares ficaram completamente destruídos e os prédios ao lado também com danos muito significativos”, explica Susana André.
A Rússia confirmou esta sexta-feira ter feito um ataque com armas “de alta precisão” contra Kiev esta quinta-feira. Há cerca de duas semanas que não eram ouvidos bombardeamentos nesta região.
SAIBA MAIS
- Ataque a Kiev durante visita de Guterres: “É uma boa lição para ver se compreendem com quem é que estão a lidar”
- Tentativa de retirada de civis da fábrica de Azovstal programada para esta sexta-feira
- Guterres admite em encontro com Zelensky que ONU “falhou” na Ucrânia
- O apelo veio diretamente de Bucha e Portugal respondeu: 100 toneladas de bens estão a caminho da Ucrânia