Guerra Rússia-Ucrânia

Rublo sobe para máximos face ao dólar desde março de 2018

Subida do rublo acontece três meses depois do início da invasão da Ucrânia pela Rússia

Rublo sobe para máximos face ao dólar desde março de 2018

O rublo subiu esta terça-feira para o valor mais alto face ao dólar desde março de 2018, depois de a Bolsa de Valores de Moscovo ter fixado esta segunda-feira as cotações oficiais em 57,59 rublos por dólar e 59,97 rublos por euro.

Estas cotações representam uma queda de 0,48% do dólar face ao rublo e de 0,72% do euro em comparação com a cotação anterior.

Segundo a Bolsa de Valores de Moscovo, o curso do dólar desceu para 56,61 rublos pela primeira vez desde março de 2018, enquanto o euro caiu para 58,59 rublos.

Esta subida do rublo ocorre três meses depois do início da invasão da Ucrânia pela Rússia, após a qual o Ocidente impôs sanções contra as reservas do banco central russo e excluiu vários bancos russos do sistema de pagamento internacional SWIFT, levando a um mergulho de quase 30% no rublo, uma queda que não se via desde 1993.

A taxa de câmbio atingiu 107,48 rublos por dólar e 119,8 rublos por euro, uma situação que começou a inverter-se gradualmente depois de o Banco Central da Rússia ter tomado medidas de emergência para travar o impacto das sanções.

Veja também

Saiba mais: