Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia anuncia que ofensiva entrou numa nova fase: “Será um momento muito importante nesta operação”

Nas regiões de Donetsk e Lugansk, as autoridades da Ucrânia pedem às populações que fujam enquanto é tempo.

Rússia anuncia que ofensiva entrou numa nova fase: “Será um momento muito importante nesta operação”

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo confirmou esta terça-feira a entrada numa nova fase da ofensiva na Ucrânia. Sergei Lavrov reforçou que o objetivo no leste é a libertação da região do Donbass.

“A operação no leste da Ucrânia visa, como foi anunciado desde o início, libertar completamente as (autoproclamadas) repúblicas de Donetsk e Luhansk”, afirmou o ministro russo.

Também o Presidente ucraniano confirmou o início da segunda fase da guerra e garantiu que as tropas de Kiev vão resistir.

A Rússia diz que na última noite atingiu mais de mil alvos ucranianos, em particular na zona leste do país. No Donbass, estarão agora 76 batalhões de Moscovo, 11 deles terão entrado nos últimos dias após um reposicionamento de forças.

Nas regiões de Donetsk e Lugansk, as autoridades pedem às populações que fujam enquanto é tempo.
Começam a sugir denúncias de ataques em várias localidades, com civis abatidos enquanto tentavam escapar aos combates.