Um tribunal de Moscovo impôs na terça-feira uma multa de três milhões rublos, quase 37.800 euros, à Wikimedia, parceira da Wikipedia, por conteúdo “falso” sobre a chamada operação militar especial na Ucrânia, noticia a agência russa de notícias.
De acordo com a TASS, citada pela agência espanhola de notícias, a Efe, o tribunal declarou a Wikimedia culpada por divulgar informações proibidas na Rússia.
Do texto lido em tribunal, deduz-se que sete artigos da Wikimedia são o motivo da multa, incluindo os textos relacionados com a operação militar das forças armadas russas na Ucrânia, os “acontecimentos” em Bucha e a “destruição” da maternidade e do teatro de Mariupol.
A Ucrânia acusou a Rússia de ter cometido crimes de guerra em Bucha, onde foram descobertos os corpos de 412 pessoas assassinadas, algumas com sinais de “tortura e execução sumária”, de acordo com as autoridades locais.
As autoridades ucranianas também denunciaram o bombardeamento de uma maternidade e do teatro da cidade, em cujos sótãos estavam refugiadas cerca de 1.500 pessoas. A Rússia negou ambas as acusações.
Esta é a primeira vez que a Wikimedia é responsabilizada administrativamente no cumprimento de um artigo no Código das Infrações Administrativas da Federação Russa.
Um representante da Wikimedia argumentou que o requisito de eliminar todos os artigos é irrazoável, considerando que é suficiente acrescentar o ponto de vista contraditório, como mandam os princípios da liberdade de expressão.