O exército russo realizou um exercício militar onde simulou o disparo de mísseis com capacidade nuclear no enclave russo de Kaliningrado, entre a Polónia e a Lituânia.
Rui Cardoso diz que Kaliningrado pode ser o local de início de uma III Guerra Mundial e compara a Rússia à Coreia do Norte.
“A Rússia está a comportar-se como um Estado pária ao nível da Coreia do Norte”, afirma. “[Kaliningrado] “É aquilo que nas universidades e academias militares se estuda como o sítio maldito do começo de uma eventual III Guerra Mundial.”
O comentador da SIC considera que isto é uma forma de intimidação aos Estados bálticos e à Suécia e a Finlândia, que poderão vir a aderir à NATO.
Na SIC Notícias, fala ainda sobre o cessar-fogo acordado para o complexo de Azovstal, em Mariupol, e o Dia da Vitória, 9 de maio. Sobre a possibilidade da Rússia declarar, formalmente, guerra à Ucrânia, diz:
“Permite apenas a Putin ter as mãos mais livres para ir buscar soldados dos destacamentos de reserva, os do serviço militar obrigatório e arrebanhar mais material.”
Saiba mais:
- Rússia realiza exercício militar com disparo simulado de mísseis nucleares
- Ucrânia reconquistou nove vilas entre as regiões de Mykolaiv e Kherson
- “Batalhas sangrentas” em Mariupol: forças ucranianas avançam que a Rússia entrou em Azovstal
- Ucrânia garante que forças russas já entraram em Azovstal
- Analistas dizem que o Kremlin não conseguirá sucesso militar na Ucrânia até ao Dia da Vitória russo
- Informações fornecidas pelos serviços secretos dos EUA permitiram a Kiev matar generais russos