Em risco de entrar em incumprimento, a Rússia admite agora pagar as dívidas externas através de um mecanismo semelhante ao que já é usado para processar o pagamento de gás em rublos.
“No geral, a prática de pagamento para o gás tem provado ser conveniente tanto para vendedor como para compradores, então porque não utilizá-la na forma oposta?”, questionou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Na quarta-feira, o Ministério das Finanças russo tinha dito que ia pagar a dívida em rublos, depois de os Estados Unidos terem decidido pôr fim a uma licença que permitia a Moscovo pagar as dívidas em dólares.
“Como a recusa de prorrogação desta licença torna impossível continuar a honrar a dívida externa em dólares, os reembolsos serão feitos em moeda russa com a possibilidade de os converter na moeda original através do depositário nacional de liquidação (NSD), que atuará como agente pagador”, disse o ministério num comunicado.
O NSD é um organismo russo centralizado responsável pelo depósito de títulos financeiros negociados no país e “o Ministério das Finanças russo, como mutuário responsável, assegura a sua vontade de continuar a honrar e a reembolsar todas as suas obrigações financeiras”, constava ainda no comunicado.