Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia investigada por crimes de Guerra na Ucrânia

Tribunal Internacional de Crimes de Guerra vai abrir uma investigação.

Rússia investigada por crimes de Guerra na Ucrânia

O Tribunal de Haia vai investigar a Rússia por crimes de guerra e contra a humanidade, na Ucrânia. O procurador principal, Karim Khan, diz estar convencido de que há uma base razoável para a acusação e antecedentes. 

Já no ano passado, o tribunal tinha aberto uma investigação contra a Rússia sobre as ações militares na Crimeia e no Donbass. Na altura, os juízes não aprovaram a continuação da investigação. 

Desta vez, essa aprovação não deverá ser necessária já que a investigação foi, entretanto, pedida pela Lituânia, que faz parte do tribunal. Também a Ucrânia já anunciou estar a preparar um caso contra Moscovo. 

Esta terça-feira, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o bombardeamento da cidade de Kharkiv é um crime de guerra. Pelo menos sete pessoas morreram na segunda-feira depois de um ataque aéreo russo a um edifício residencial na segunda maior cidade ucraniana. 

“É um claro crime de guerra. Uma cidade pacífica, com zonas residenciais pacíficas, onde não existem instalações militares. Estamos perante uma destruição deliberada de vidas humanas. Os russos sabiam onde estavam a atacar”, disse o Presidente ucraniano num comunicado ao país.