Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia reforça o contingente em Severodonetsk

Kiev diz que a Rússia quer controlar toda a região de Lugansk até domingo.

Rússia reforça o contingente em Severodonetsk

A maior parte das forças russas destacadas para a Ucrânia está concentrada em Severodonetsk e nos arredores da cidade. Kiev diz que a Rússia quer controlar toda a região de Lugansk até domingo.

Ainda sem o controlo total de SeverodonetsK, a Rússia reforçou o contingente na cidade e nos arredores onde estão a ser travadas as batalhas decisivas.

Todos os dias o presidente ucraniano garante que, no terreno, a moral das forças fieis a Kiev se mantém em níveis elevados, apesar da escalada da ofensiva russa na região do Donbass.

Kiev diz que a Rússia quer controlar toda a região de Lugansk até domingo e que neste momento 95 por cento do território está sob controlo de Moscovo.

Na vizinha região de Donetsk, os ataques também são constantes, ao mesmo tempo que se intensifica a troca de acusações entre os dois lados do conflito. Nas redes sociais, o governador da região partilhou imagens de uma escola a ser consumida pelas chamas. Diz que é a terceira destruída pelas tropas russas desde o início da guerra

Já a Rússia acusa a Ucrânia de ser responsável por ataques a várias áreas residenciais na cidade de Donetsk, controlada pelas forças separatistas pró-russas. Kiev nega qualquer ataque nas duas regiões que compõem o Donbass.

Desde o início da guerra, mais de 8 milhões de ucranianos abandonaram as suas casas e fugiram para outras regiões do país.

ESPECIAL CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

SAIBA MAIS