A Rússia anunciou esta terça-feira que congelou as contas da Embaixada da Polónia em Moscovo e que irá responder à expulsão de diplomatas russos na Bélgica, Irlanda, Países Baixos e República Checa.
A retaliação diplomática da Rússia é uma resposta às sanções ou expulsão de diplomatas russos anunciadas por aqueles cinco países europeus, por causa da invasão militar da Ucrânia.
O embaixador russo na Polónia, Sergey Andreev, afirmou ao canal de notícias Rossiya-24 que as contas da Embaixada polaca em Moscovo foram bloqueadas em resposta à expulsão de 45 funcionários russos na congénere em Varsóvia.
Sobre a decisão da Bélgica, Irlanda, Países Baixos e República Checa de expulsar diplomatas russos, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, afirmou à agência TASS: “Responderemos a todos”.
Bruxelas deu a 21 diplomatas russos um prazo de duas semanas para deixarem a Bélgica, por alegado tráfico de influências e envolvimento em ações de espionagem.
O Governo dos Países Baixos ordenou a expulsão a 17 diplomatas da Rússia, considerando-os “uma ameaça à segurança nacional”.
A Irlanda também anunciou a expulsão de quatro diplomatas russos, considerando que as “suas atividades não se coadunam com os padrões de comportamento da diplomacia internacional”.
Em sentido oposto, a Rússia anunciou a expulsão do seu país de 10 diplomatas das repúblicas bálticas da Estónia, Letónia e Lituânia que, em 18 de março, adotaram medidas semelhantes em relação a representantes da diplomacia de Moscovo.
SAIBA MAIS
- Comandante da NATO admite possível falha dos serviços de informação dos EUA
- Kremlin nega a deportação de ucranianos de Mariupol para a Rússia
- Rússia “reduzirá radicalmente” atividade militar: Biden desconfia do regime de Putin