A empresa energética dinamarquesa Ørsted anunciou, esta terça-feira, que a entrega de gás pela Rússia à Dinamarca será suspensa a partir desta quarta-feira (1 de junho) às 06:00 locais, após se ter recusado a pagar o gás em rublos.
“Como não há gasoduto vindo diretamente da Rússia para a Dinamarca, a Rússia não poderá suspender diretamente o fornecimento de gás para a Dinamarca e será possível para a Dinamarca aprovisionar-se de gás. No entanto, isso pressupõe que o gás deva ser maioritariamente comprado nos mercados europeus de gás”, disse a Ørsted em comunicado.
A Rússia tinha anunciado que só aceitaria o pagamento das entregas de gás natural na sua moeda nacional, exigindo que os compradores abram contas bancárias em rublos ou correm o risco de ter as entregas suspensas.
A medida da Rússia é a resposta a uma série de sanções internacionais que atingiram Moscovo depois de ter invadido a Ucrânia em 24 de fevereiro.
O gás representa 18% da energia consumida anualmente pela Dinamarca. A produção nacional representou três quartos do gás consumido em 2019. A Rússia é um dos principais fornecedores de gás natural, segundo a agência de energia da Dinamarca.
SAIBA MAIS
- “A guerra é um alerta gritante quanto à necessidade de reforçarmos as nossas defesas”, afirma von der Leyen
- Abramovich interpõe ação judicial contra Conselho da UE devido a sanções
- AR aprova deslocação de deputados portugueses a Kiev