As forças russas controlam parte de Severodonetsk, uma cidade no leste da Ucrânia que a Rússia tem estado a bombardear e a tentar controlar há semanas, anunciou hoje o governador da região.
“A situação é muito complicada. Uma parte de Severodonetsk está a ser controlada pelos russos”, declarou o governador da região de Lugansk, Serguii Gaidai, na rede social Telegram.
Gaidai disse, no entanto, que os russos não estão a avançar livremente e que os militares ucranianos ainda permanecem na cidade.
“O inimigo está a planear uma operação para limpar o território das aldeias vizinhas”, disse o responsável ucraniano, adiantando que não notícias de três médicos que desaparecem na segunda-feira.
O governador adiantou que já na segunda-feira as forças russas tinham avançado para o centro de Severodonetsk, uma cidade de cerca de 100.000 habitantes antes da guerra e que hoje estará destruída e deserta.
Severodonetsk está a ser bombardeada há semanas pelas forças russas e pelos separatistas pró-Rússia, o que provocou a morte de dezenas de civis.
As cidades de Severodonetsk e Lysychank estão localizadas a mais de 80 quilómetros a leste de Kramatorsk, que se tornou o centro administrativo ucraniano no Donbass desde que separatistas apoiados por Moscovo tomaram a parte oriental desta região em 2014.
SAIBA MAIS
- Guerra na Ucrânia: Rússia aperta cerco a Severodonetsk com bombardeamentos intensos e dezenas de vítimas
- SIC na Ucrânia: Severodonetsk é palco de combates intensos
- Severodonetsk com 90% das casas danificadas à medida que tropas russas avançam
- Forças russas avançam para o centro de Severodonetsk
- José Milhazes: “Severodonetsk pode tornar-se numa segunda Mariupol”