As tropas russas estarão a reorganizar-se para um ataque em larga escala no norte da Ucrânia. O alerta é do Ministério da Defesa do Reino Unido perante o que diz ser, neste momento, um campo de batalha em grande parte estático.
O mais recente relatório do Ministério da Defesa britânico dá conta de que as tropas do Kremlin avançam rumo à segunda cidade ucraniana, Kharkiv, mas estarão a organizar-se antes de uma ofensiva em larga escala, no norte. Continuam a tentar cercar Mykolaiv, no sul, ao mesmo tempo que se dirigem para oeste em direção a Odessa,
Um ataque russo a um prédio perto da região separatista de Lugansk matou três pessoas, incluindo duas crianças. Horas antes do início do cessar fogo marcado para as 9h00 na Ucrânia, 7h00 em Lisboa, para tirar civis retidos na região devido ao conflito. São nove os corredores humanitários acordados entre Kiev e Moscovo que incluem Donetsk e Zaporíjia.
As imagens foram divulgadas pelo Ministério da Defesa russo e mostram mísseis de longo alcance lançados por mar e por terra tendo como alvo um depósito de armas e equipamentos em Rive no noroeste da Ucrânia.
A agência estatal ucraniana, responsável pela zona de exclusão de Chernobyl, diz que as tropas russas destruíram um novo laboratório que melhorava a gestão dos resíduos radioativos na central nuclear, já tomada pelo exército de Moscovo.
SAIBA MAIS
- Mariupol vira campo de batalha com minas no chão, destruição e morte
- Envio de forças da NATO provocará “confrontos diretos” com a Rússia, avisa Lavrov
- Zelensky pede ao Japão que aumente as sanções que impôs à Rússia
- Lviv, a cidade onde as sirenes tocam cada vez mais
- Uma viagem num comboio lotado de Lviv à Polónia
- Lviv transformou-se numa enorme “plataforma de distribuição humanitária”
- Lviv, uma cidade que se preparara para o iminente ataque russo