Guerra Rússia-Ucrânia

Russos que atravessam a Lituânia para chegar ao enclave de Kaliningrado confrontados com imagens da guerra na Ucrânia

Exposição de imagens chocantes da guerra na Ucrânia na estação de comboios de Vilnius com o objetivo de dar aos viajantes russos uma imagem verdadeira do conflito.

Russos que atravessam a Lituânia para chegar ao enclave de Kaliningrado confrontados com imagens da guerra na Ucrânia

Os russos que atravessam a Lituânia nos comboios que fazem a ligação entre Moscovo e Kaliningrado são confrontados com fotos em grande formato da destruição causada pelo seu exército na Ucrânia exibidas numa estação ferroviária em Vilnius.

Uma exposição de imagens chocantes da guerra na Ucrânia foi inaugurada esta sexta-feira, 25 de março, com o objetivo de dar aos viajantes russos uma imagem verdadeira do conflito. São 24 fotos de áreas bombardeadas de Kiev e Mariupol instaladas à altura da janela dos comboios, na plataforma onde os comboios param para permitir a entrada e saída dos cidadãos da UE. Os viajantes russos em trânsito para Kaliningrado estão proibidos de desembarcar no território do país báltico.

Nos termos de um acordo especial entre a Lituânia, a União Europeia e a Rússia, cerca de 100 comboios atravessam a Lituânia todos os meses, transportando passageiros russos para ou do enclave russo de Kaliningrado.

“Hoje Putin está a matar o povo pacífico da Ucrânia. Você aprova?”, está escrito em algumas fotos.

“Selecionamos imagens que refletem emocionalmente a triste realidade que o povo ucraniano está a viver”, disse Jonas Staselis, presidente do Clube de Fotógrafos de Imprensa da Lituânia, que ajudou a organizar a exposição, em declarações à AFP. “Queremos espalhar amplamente a mensagem de que não há como escapar da realidade num país livre”.

É difícil perceber até que ponto a mensagem passa para os viajantes russos. A imprensa lituana publicou esta sexta-feira uma imagem de um passageiro a insultar com o dedo um fotógrafo na estação de comboios.

Desde o início da agressão russa na Ucrânia, outras iniciativas destinadas a enviar uma mensagem à Rússia surgiram na Lituânia. A cidade de Vilnius nomeou uma pequena rua que leva à Embaixada da Rússia “Rua dos Heróis Ucranianos”, enquanto uma campanha internacional mobilizou voluntários da diáspora de língua russa para fazer telefonemas para pessoas na Rússia e transmitir informações sobre a guerra na Ucrânia, numa tentativa de contornar a propaganda oficial.