Guerra Rússia-Ucrânia

Se Abramovich tiver contas bancárias ou imóveis em Portugal, serão apreendidos 

Portugal vai cumprir com a lista de sanções aprovadas pela União Europeia. 

Se Abramovich tiver contas bancárias ou imóveis em Portugal, serão apreendidos 

Roman Abramovich foi incluído na lista da União Europeia de oligarcas sancionados. O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu que as medidas vão ser escrupulosamente aplicadas em Portugal. 

É a lei 97/2017 que regula as medidas restritivas aplicadas pela UE. A coordenação compete aos ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Finanças, mas a execução, passa por várias entidades.  

Quer isto dizer que se forem encontradas contas bancárias ou imóveis em nome de Roman Abramovich em Portugal, estes serão aprendidos.  

Mas as sanções vão mais longe e impedem a circulação dos oligarcas na União Europeia. Esta terça-feira, Abramovich já voou para Moscovo. No dia anterior foi visto num aeroporto em Israel.  

Com as medidas a apertarem, o multimilionário está a retirar os bens da Europa. O super iate Solaris, de mais de 500 milhões de euros, seguiu este domingo para sul, em direção à Turquia. Já outro super iate, o Eclipse, ficou na costa da Argélia.  

No Reino Unido, uma investigação da BBC encontrou índicos de corrupção na fortuna do empresário.  

Portugal investiga concessão da cidadania portuguesa

 

Por cá, Roman Abramovich é alvo de investigações do Ministério Público e do Instituto dos Registos e Notariado. Em causa está a concessão da cidadania portuguesa do empresário pela lei da nacionalidade para judeus sefardita.  

O caso de Abramovich é um entre os milhares de processos certificados pelo o Rabino da comunidade israelita do Porto. Daniel Litvak foi detido pela Polícia Judiciária por suspeitas de corrupção. 

A Comunidade do Porto anunciou não ter mais interesse em colaborar com o Estado na certificação de judeus sefarditas.