Guerra Rússia-Ucrânia

Sergey Lavrov diz que Zelensky “está a tentar provocar um conflito entre a NATO e a Rússia”

Ministro russo não está confiante nas negociações

Sergey Lavrov diz que Zelensky “está a tentar provocar um conflito entre a NATO e a Rússia”

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo diz que não está confiante relativamente às conversações com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Sergey Lavrov diz que as “declarações de raiva constante” de Zelensky não inspiram otimismo relativamente ao destino das negociações para a retirada dos militares russos da Ucrânia.

“Ele recentemente explodiu com acusações ao Conselho da NATO, foi mal-educado, acusou-os de inação (…) Ele está a tentar provocar um conflito entre a NATO e a Rússia”, afirma o ministro.

Ao 10.º dia de guerra na Ucrânia, a Rússia anunciou um cessar-fogo temporário para a abertura de corredores humanitários que permitam a retirada de civis nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovakha. Tréguas que não foram cumpridas por Moscovo e que obrigaram ao adiamento da evacuação.

Ainda não é claro se haverá uma terceira ronda de negociações este fim de semana. Kiev e Moscovo mostraram disponibilidade para falar, mas Putin exige que sejam aceites todas as reivindicações russas. Zelensky diz que rejeita cedências que humilhem o povo ucraniano.

Saiba mais: