Guerra Rússia-Ucrânia

SIC em Kharkiv, Ucrânia: “As pessoas parecem mais tranquilas, há menos check points nas estradas”

O relato do repórter Rui Caria numa das cidades ucranianas mais fustigadas pela guerra.

SIC em Kharkiv, Ucrânia: “As pessoas parecem mais tranquilas, há menos check points nas estradas”

A cidade de Kharkiv, próxima da fronteira com a Rússia, no nordeste da Ucrânia tem sido uma das mais fustigadas. O repórter da SIC Rui Caria conta que os bombardeamentos foram constantes na última noite e esta manhã, numa altura em que recolhimento obrigatório é agora das 21:00 às 6:00. Ainda assim, o jornalistas que já tinha estado na cidade depois da guerra começar, notou que “as pessoas parecem mais tranquilas, há menos check points nas estradas”.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

SAIBA MAIS