A cidade portuária de Odessa regressou esta segunda-feira à normalidade, depois de ter sido decretado recolher obrigatório no domingo. Nuno Pereira e José Silva, enviados especiais da SIC à Ucrânia, relatam o que se passou durante a noite.
As sirenes começaram a tocar às 3h30 em todo o distrito de Odessa, incluindo o centro, mas nenhum bombardeamento foi registado. No entanto, a cidade foi fortemente atingida por uma tempestade.
Em Mykolaiv, uma intensa explosão aconteceu durante a noite perto de uma das duas pontes da cidade, segundo avança o autarca da cidade. Ainda não se sabe a origem desta explosão que provocou um ferido.
O autarca de Mykolaiv já pediu à população que abandonasse a cidade ordeiramente, uma vez que não há condições para continuarem lá. Apenas os militares vão ficar para defender Mykolaiv.
Na zona sul da Ucrânia, a noite ficou marca pelo tocar das sirenes – incluindo na região perto da fronteira com a Moldávia. Nas regiões que não estão tomadas pelos russos, não há registo de grandes ataques, no entanto Kahrkiv, Kherson, Zaporizhzhya e Dnipro têm sido atingidos por sucessivos bombardeamentos.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Previsões económicas do Banco Mundial para a Ucrânia “são muito sombrias”
- Autoridades ucranianas denunciam roubo e destruição de equipamentos em Chernobyl
- Lituânia vai treinar exército ucraniano no uso de armas ocidentais
- Estados Unidos advertem para historial de brutalidade do novo responsável russo pela guerra
- “Ucranianos estão em desvantagem, mas há algo pelo qual vale a pena lutar e estão dispostos a pagar esse preço”
- Kiev diz que Rússia já deu início à ofensiva final contra o Donbass
- Número de mortos em Borodyanka pode ser superior ao do massacre em Bucha
- Chanceler austríaco reúne-se com Putin esta segunda-feira em Moscovo