Guerra Rússia-Ucrânia

SIC na Ucrânia: centenas de pessoas vivem em bunkers há meses na cidade de Lysyshansk

A reportagem dos enviados especiais da SIC na Ucrânia.

SIC na Ucrânia: centenas de pessoas vivem em bunkers há meses na cidade de Lysyshansk

Na cidade-gémea de Lysyshansk, centenas de pessoas vivem há meses em abrigos, debaixo do solo. para escaparem aos constantes bombardeamentos. A reportagem é dos enviados especiais da SIC na Ucrânia, João Nuno Assunção e Luís Silva.

A entrada é a única zona do abrigo onde é possível escapar à escuridão. Apenas as velas dão alguma luz às 40 pessoas que ocupam este abrigo, visivelmente sobrelotado. A falta de espaço obrigou até ao aproveitamento das áreas comuns.

As saídas só acontecem para estender roupa ou para cozinhar. É também no exterior que se trava a maior batalha do Donbass. Entre os que sobrevivem em condições limite está uma menina de cinco anos, a única criança do abrigo. Longe dos amigos e do resto do mundo, Veronika habitou-se aos dias passados com a mãe e com a avó.

Semana após semana, a cidade de Lysyshansk permanece debaixo de fogo intenso. E não há sinal de tréguas.

Conflito Rússia-Ucrânia

Saiba mais: