Guerra Rússia-Ucrânia

SIC na Ucrânia: Kramatrosk, a cidade que fica no caminho das ambições russas

Reportagem dos enviados da SIC na Ucrânia.

SIC na Ucrânia: Kramatrosk, a cidade que fica no caminho das ambições russas

Depois da ocupação da cidade de Donetsk pelas forças separatistas pró-russas, Kramatorsk tornou-se o centro administrativo da região na parte controlada pela Ucrânia. É uma das cidades que fica no caminho das ambições das forças russas para conquistar o Donbass. Nesta altura, a maior parte da população optou por sair da cidade e Kramatorsk está praticamente vazia. Reportagem dos enviados especiais da SIC na Ucrânia, Iryna Shev e Carlos Rosa.

As ruas de Kramatorsk estão praticamente vazias. Maria é das poucas pessoas que todos os dias passa por aqui. Passou a maior parte dos 84 anos de vida nesta cidade. A velhice deixou-a sozinha. Sem nenhum familiar por perto, espera, pacientemente, pela ajuda dos voluntários para poder sair da cidade.

Noutra ponta de Kramatorsk, distribuem-se bens humanitários. A maioria das pessoas não tem outra solução que não esperar que chegue a sua vez de receber um pequeno saco de comida. Mesmo com a sirene constantemente a soar, a calma aparente fez com que pessoas das cidades em redor se refugiassem em Kramatorsk.

Nesta altura, estão cerca de 60 mil pessoas. Antes da invasão em larga escala, o número ultrapassava os 220 mil. Entre os que ficaram, há uma percentagem baixa dos que têm um sentimento pró-russo, garante o autarca da cidade.

Kramatorsk é uma cidade estratégica – do ponto de vista político – que Oleksander Honcharenko acredita que ficará fora do alcance das forças russas. Um contra-ataque em modo de espera.

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA