Guerra Rússia-Ucrânia

SIC na Ucrânia: Rússia estabelece alternativas para retirada de civis e militares em Severodonestk

Kiev continua a garantir resistência no Donbass.

SIC na Ucrânia: Rússia estabelece alternativas para retirada de civis e militares em Severodonestk

Quase toda a região do Donbass está sob ocupação russa e as forças ucranianas garantem que a situação é complicada, devido ao aumento da pressão militar por parte das forças separatistas. Os enviados da SIC, o jornalista João Nuno Assunção e o repórter de imagem Luís Silva, afirmam que Moscovo abriu um corredor humanitário esta quarta-feira em Severodonetsk, que apenas irá durar 12 horas.

Loading...

A cidade de Severodonetsk está cercada pelas forças pró-russas. Na sequência de um pedido por parte de Kiev, a Rússia estipulou a abertura de um corredor humanitário para retirar os civis que se encontram retidos no complexo de Azot. Porém, estabelece alternativas.

Os civis têm uma janela de 12 horas para saírem do complexo de Azot. Caso pretendam sair, só poderão escolher cidades controladas pelas forças separatistas.

Já a situação dos militares ucranianos é mais complexa, uma vez que lhes foi dada a alternativa de rendição total ou morte. Contudo, é pouco provável que os soldados se rendam esta quarta-feira, tal poderá vir a acontecer nos próximos dias.

Zelensky afirma que nos últimas dias registaram-se “perdas dolorosas” e reforça que é vital defender o Donbass, pois o futuro desta batalha pode ajudar a definir o futuro da guerra.

SAIBA MAIS

ESPECIAL CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA